domingo, 19 de fevereiro de 2017

FREEZE! : Grails - Chalice Hymnal (Temporary Residence, 2017)



O ano era 2011 e o mundo dos mass media encontrava-se dividido em dar cobertura a eventos tão díspares como o lançamento da segunda geração do iPad pela Apple ou os conflitos religiosos a decorrer no Egipto. Nesse mês de Março (cujo final foi assinalado em Portugal pelo evento mediático da demissão do então Primeiro-Ministro), os norte-americanos Grails lançaram "Deep Politics", o trabalho de estúdio que os lançou para a ribalta, demarcando-os como uma das bandas mais marcantes do género post-rock que então demonstrava algumas marcas de perecimento.

Após esse longa-duração, o quinto da banda de Portland, os seus membros separaram-se em variados projectos alternativos onde exerciam vertentes musicais distintas, entre os quais o mais proeminente foi Lilacs & Champagne, em que os membros fundadores Alex Hall e Emil Amos procuraram explorar as fronteiras entre o rock psicadélico e o hip-hop instrumental. Volvida meia dúzia de anos, a dupla volta a reunir-se com o seu parceiro de crime original Zak Riles (que, entretanto, também se manteve ocupado com os Watter) para oferecer "Chalice Hymnal", um LP com a assinatura dos Grails e o objectivo primordial de transcender (mais um vez) as barreiras do post-rock "tradicional". 

E de facto, se "Deep Politics" já se havia revelado como um disco bastante ecléctico (sobretudo pela sua variação entre os tons pesados do grunge e as reflexões meditativas do ambient), com este "Chalice Hymnal" a identidade melódica dos Grails ganha novas dimensões, ao ostentar uma moldura mais cinematográfica, bem como uma atitude mais saudosista perante os sintetizadores progressivos tão próprios da década de 80. Há também uma vertente mais acentuada para o jazz moderno e, embora os Grails nunca fossem uma banda estranha a tais vertentes, de notar que as tendências aqui são fortemente inspirada por trabalhos recentes tão distintos como "You're Dead" de Flying Lotus ou "Lazarus" de David Bowie.

Mais uma vez com edição da Temporary Residence, trata-se assim de mais um punhado de composições resultantes da combinação estilizada das diferentes investidas sonoras que os músicos membros dos Grails foram enveredando. Um novo capítulo na história evolutiva do post-rock a degustar de segunda a sexta no Fahrenheit 107.9.  

Pedro Nora

Sem comentários: